sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aprendendo a criar um Aprendiz

Definindo o personagem


O jogo Ragnarök lhe oferece 12 slots (espaços) para que você possa criar seu personagem, basta selecioná-los movendo o cursor "Select" para a esquerda ou direita: 
Seleção de Personagem
Feito isso você será levado para a tela onde poderá definir o nome do seu personagem, a cor do cabelo, o tipo de cabelo e os atributos iniciais. Preste muita atenção na forma como você distribui seus pontos de atributos, eles são características importantes para a classe do seu personagem:
Você tem um total de 30 pontos distribuídos entre 6 atributos: (FOR/STR) Força, (AGI) Agilidade, (VIT) Vitalidade, (INT) Inteligência, (DES/DEX) Destreza e (SOR/LUK) Sorte. Você pode tirar pontos de um atributo e incluí-lo em outro mas lembre-se que o menor valor que um atributo pode ter é 1 ponto. Então, aqui, você poderá tirar 4 pontos de um atributo e colocá-lo em outro mas sempre obedecendo as seguintes regras: 

     - Aumentar a Força, diminui a Inteligência;
     - Aumentar a Vitalidade, diminui a Destreza;
     - Aumentar a Sorte, diminui a Agilidade;
     - Aumentar a Inteligência, diminui a Força;
     - Aumentar a Destreza, diminui a Vitalidade;
     - Aumentar a Agilidade, diminui a Sorte.
Maiores formaçõoes sobre cada um desses atributos você verá logo mais na Seção 3 - Instrutores com o NPC Assistente de Atributos, Jare Riotte.
Quando você terminar de distribuir os pontos, basta clicar no botão OK para confirmar.
Caso você tenha errado o nome do personagem ou a distribuição de pontos, você poderá deletá-lo. Basta clicar no botão Del(Deletar), localizado no canto inferior esquerdo da janela de seleção de personagens. Antes de deletar seu personagem, o jogo pede que seja inserido o e-mail que foi utilizado na criação da conta. É um sistema que impede que pessoas mal intencionandas apaguem seus personagens.
Após definir as características iniciais de seu personagém é hora de começar a jogar.    


Entrada do Campo de Treinamento


Seja bem vindo ao Campo de Treinamento. Aqui você aprenderá todos os conceitos básicos de um jogador e se preparará para as inúmeras batalhas pelo mundo de Rune-Midgard.

Ao entrar no campo você encontrará Sprakkicoordenadas (53, 114):

Coonverse com ela para que ela lhe dê as boas vindas.

Ragnarök Online é um jogo repleto de comandos e ter conhecimento sobre eles é fundamental para seu progresso.

Para mover seu personagem basta clicar em qualquer parte do cenário. O quadrado verde sobre o chão lhe indicará os locais que seu personagem poderá se movimentar. Se você movimentar o mouse e o quadrado verde não aparecer, significa que este local não é acessível, ou seja, seu personagem não poderá caminhar até lá.

Para coletar itens, atacar monstros e conversar com NPCs (Personagem não controlável), basta clicar sobre eles.

No final do conversa você recebe sua primeira missão.

Toda vez que você receber uma missão, este ícone aparecerá no canto inferior direita da tela:

Você clicar sobre ele ou utilizar o comando Alt + U.

O comando Alt + U abrirá a janela com a lista de quests ativas:
Para verificar os detalhes da quest, dê dois cliques sobre a quest ou selecione-a e clique no botão[ ver ]:
Sprakki diz para você atravessar a ponte e ir até o castelo do outro lado do mapa,coordenadas (146, 112):
Você encontrará 2 Guardas e 1 portal. Os portais são responsáveis por realizarem a sua mudança de um mapa para outro.

Passando pelo portal você encontrará novamente a funcionária Sprakkicoordenadas (100, 29):
Você encontrará 2 Guardas e 1 portal. Os portais são responsáveis por realizarem a sua mudança de um mapa para outro.

Passando pelo portal você encontrará novamente a funcionária Sprakkicoordenadas (100, 29):


Ao falar com ela, você cumprirá a missão que lhe foi passada e subirá um nível.

Toda vez que seu Nível de Base subir, aparecerá um ícone no canto inferior direito da tela:



Clique nele ou aperte as teclas Alt + Q para exibir a janela de Equipamentos e Atributos:



Toda vez que seu nível aumenta, você receberá pontos para aumentar os seus atributos: For, Agi, Vit, Int, Des ou Sor.

Os pontos que você adquire, podem ser vistos no campo Status Point, (ponto A).

Nesse caso, seu personagem recebeu 3 pontos e você pode distribuí-los no atributo que desejar. Toda vez que existirem pontos a serem distribuídos, surgirão os botões azuis, (ponto B).

Na frente de cada botão está a quantidade exigida para se acrescentar pontos. Acima, cada atributo está pedindo 2 pontos e como você tem apenas 3 pontos, só poderá aumentar 1 atributo apenas.

Fazendo isso, lhe restará ainda 1 ponto que ficará acumulado. Quando você subir de nível novamente, os pontos ganhos serão somados com esse 1 ponto que restou.

É muito importante que você saiba que nem sempre serão exigidos 2 pontos para se aumentar os atributos. Conforme você adiciona pontos, esse valor vai aumentando em seqüência. Agora são dois pontos, logo serão 3, 4, 5 e assim por diante. E conforme seu Nível de Base vai subindo, a quantidade de pontos que você ganha para distribuir, também aumenta, então não se preocupe que você não vai ficar ganhando apenas 2 pontos por nível, esse valor sempre vai aumentando.

Cada atributo acumulará 120 pontos. Quando um atributo atingir essa cota, você não poderá mais aprimorá-lo e  terá que investir os pontos restantes nos demais atributos.

Após receber os seus pontos de Nível de Base, você poderá participar de um treinamento onde poderá se acostumar com o básico do jogo e com as batalhas.

Se você não quiser participar do treinamento, basta responder 'Começar o jogo agora mesmo.'.  Em seguida, surgirá o nome de algumas cidades, escolha uma delas e você será teleportado até lá.

Para aceitar participar do treinamento, selecione a opção 'Começar o Treinamento.'
Instrutor Brade


Assim que você escolhe seguir no Campo de TreinamentoSprakki lhe dá mais uma missão. Para cumpri-la, basta falar com o Instrutor Bradecoordenadas (100, 105):



Falando com ele sua missão estará completa e você receberá um Nível de Base e um Nível de Classe. Note que dessa vez apareceu um novo ícone em sua tela, no canto inferior esquerdo.

Pressione esse botão ou pressione as teclas Alt + S para abrir a janela da Árvore de Habilidades:



Cada vez que você aumenta o Nível de Classe, você ganha 1 Ponto de Habilidade. Esses pontos servem para aumentar o nível de suas habilidades. Nesse momento você é um Aprendize não dispõe de muitas habilidades mas no momento em que você escolher uma classe, você verá que essa janela terá várias habilidades.

Os pontos ganhos podem ser verificados na parte inferior da janela, no campo Pontos de Habilidade, (ponto A).

Sempre que você tiver um Ponto de Habilidade disponível, você verá ao lado de suasHabilidades, o botão Lv UP, (ponto B). Clique sobre esse botão e confirme no botão [ ok ] na parte de baixo da tela. Em seguida surgirá uma janela perguntando se você quer mesmo utilizar seus pontos nessa habilidade, se tiver certeza de que é isso que quer, aperte o botão [ ok ], caso contrário é só cancelar.

Logo após receber seus pontos de EXP (Experiência), Brade lhe dará os seguintes itens:

Adaga do Aprendiz x 1 

Capuz do Aprendiz x 1

Chapéu de Ovo do Aprendiz x 1

Traje do Aprendiz x 1

Sandálias do Aprendiz x 1

Vembrassa do Aprendiz x 1

Poção do Aprendiz x 300
Esses são os itens básicos que um jogador Aprendiz precisa para iniciar sua jornada.

Na parte superior esquerda da janela de Informações Básicas, pressione o botão 'Item' para abrir a Janela de Itens, ou simplesmente pressione as teclas Alt +E:

A janela é dividida em 3 sessões: Items ConsumíveisEquipamentos e outros itens. Se você quiser usar um dos itens, clique duas vezes sobre eles.

Você pode ver informações detalhadas sobre cada item, clicando com o botão direito sobre eles e suas informações aparecerão.

Em seguida clique duas vocês sobre os equipamentos que você recebeu, equipe 4 desses equipamentos para que a conversa com Brade possa continuar.

Os itens e equipamentos podem ser usados e equipados com muita facilidade, basta clicar duas vezes sobre eles. O atalho para abrir a Janela de Itens é Alt + E e para verificar quais equipamentos você está utilizando, pressione as teclas Alt + Q, ou arraste o item para o slot em que você quer que ele seja equipado.

Lembre-se que durante o processo de arrastar o item para o slot, cada equipamento tem seu local padrão de posicionamento. Você pode arrastar um equipamento do tipo Chapéu para o slot de Armas ou Acessórios que o item em questão irá para a sua posição original. Não é permitido equipar os itens de qualquer jeito.
Logo mais equipe o restante dos equipamentos. Assim que você fizer isso, você receberá os seguintes equipamentos:

Asa de Borboleta de Iniciante 20 

Asa de Mosca de Iniciante x 50
Esses itens não são úteis dentro do Campo de Treinamento mas vão lhe ajudar quando você estiver fora dele.

Agora pressione a tecla F12 em seu teclado. Uma caixa com 9 slots aparecerá. Cada vez que você pressionar a tecla F12, uma nova barra com 9 slots irá aparecer, somando-se o total de 4 barras:



Você pode registrar uma habilidade ou item na Barra de Atalhos, basta arrastá-los e soltá-los em um dos slots:



Habilidades e itens podem ser usados pressionando a tecla designada. Mas lembre-se, apenas Habilidades que consomem SP, itens consumíveis e equipamentos podem ser colocados na barra de atalho. Itens extras classificados como miscelâneos, tais como JellopyMuco Pegajoso,Garra de Lobo e Garrafa Vazia, não podem ser colocados na barra. Quando você pressiona Alt + E, você abrirá a Janela de Itens, essa janela está dividida em 3 partes, a parte classificada como Etc é a parte que estocará os itens Miscelâneos, então, todos os itens dessa parte não podem ser colocados na barra de atalho, exceto os itens classificados como munição.

Bom, agora você irá aprender um pouco sobre Habilidades e será com a NPC Jinha. Ela está nessa mesma sala, fale com ela e depois retorne aqui.
Instrutora Jinha


Jinha está na parte superior direita dessa sala, coordenadas (115, 120):



Olá em que posso ajudá-lo?

Pressione a tecla [ Ok ] para responder: 'Eu quero aprender a Habilidade Primeiros Socorros.'.

A função da Habilidade Primeiros Socorros é usar seus pontos de SP para preencher seu HPquando for necessário. A quantidade recuperada é pequena mas ajudará você nos seus primeiros passos como Aprendiz, evitando que você seja nocauteado por falta de HP.

Você pode acessar a Janela de Habilidades pressionando o botão Habilidade na Janela Básica ou apenas pressionando as teclas Alt + S:



Ao abrir a Janela de Habilidades, clique duas vezes sobre a Habilidade Primeiros Socorros, (ponto A), para usá-la.

Após usar a habilidade, volte e fale com o Instrutor Brade mais uma vez. Equipe a habilidade em um dos slots da Barra de Atalhos e use-a sempre que precisar.

Aqui termina a aula, agora siga para a esquerda até o portal.

[TOPO]

CAPÍTULO 08

Instrutora Chocolat

Nessa sala você encontrará 4 NPCs, fale primeiro com Chocolat, coordenadas (33, 172):



Chocolat lhe dará uma breve explicação sobre os NPCs que você encontrará nas cidade e que lhe oferecerão ajuda e serviços.
Fale com cada um dos NPCs na ordem a seguir: KafraZonda Soldier.

Depois que falar com eles, converse mais uma vez com a Chocolat.

Ela lhe dará algumas instruções e lhe presenteará com os seguintes itens:

Vale-Armazém 20 

Vale Teletransporte x 30

Esses itens serão muito úteis durante o jogo.

Após receber esses itens, sua primeira batalha estará prestes a começar. Você será enviado para fora e poderá interagir com outros NPCs.



            
CAPÍTULO 09

Primeira Batalha

Converse com Bradecoordenadas (96, 30):



Sua primeira batalha terá início agora, mas não se preocupe, é um teste muito simples. Para atacar os inimigos você precisa clicar com o botão esquerdo do mouse sobre eles. Cada clique corresponde a um ataque.

Você também pode atacar um inimigo enquanto mantém a tecla Control pressionada. Dessa forma você repetirá o ataque até que o inimigo seja derrotado.

Ou se preferir, você pode ativar o modo automático de ataque. Na sua barra de diálogo, digite/nc e pressione Enter. Dessa forma você só precisa clicar sobre o inimigo sem ter que pressionar qualquer outra tecla.

Você receberá o seguinte item:

Poção de Aprendiz 100 
E também receberá uma nova missão, dessa vez você terá que caçar Porings:



Derrote-o e colete o item  Jellopy . Ao coletar o item volte e fale com Brade.

Ao completar a missão, você receberá como prêmio o seguinte armamento:

Punhal de Iniciante [3] 1 
Sempre que você encontrar equipamentos e armamentos que contenham um número entre os colchetes [?], significa que o item tem slot(s). Os slots servem para você preenchê-los com Cartas. Existem centenas de Cartas e cada uma delas lhe concede Bônus para melhorar seu desempenho. Uma vez aplicada a Carta em um equipamento, não será possível removê-la, então é muito importante que você preste atenção.

Tudo o que você precisa agora é conversar com os demais NPCs nesse mapa. Aqui você encontrará membros de guildas que irão auxiliá-lo a escolher a classe que você pretender seguir. Saiba que uma vez escolhida uma classe, não é possível voltar a ser um Aprendiz. A menos que você delete-o e crie um novo.
Se você preferir, pode continuar a enfrentar os inimigos desse mapa para ir se acostumando e quando estiver preparado, converse com os NPCs das Guildas.

Membro da Guilda dos Espadachins


Swordman, membro da Guilda dos Espadachinscoordenadas (97, 41):



Clique sobre a Espadachim Swordman e na janela que surgir, selecione a alternativa 'Sobre os Espadachins.':
A classe é especializada em empunhar Espadas. O espadachim também pode usar lanças mas são situações raras. Ele possui grande força física, por isso pode usar armaduras e armas pesadas. A maioria das classes de armas podem ser usadas pela classe espadachim, exceto arcos e bastões. A única fraqueza da classe dos Espadachins é que eles não podem usar ataques mágicos. No entanto, eles compensam isso usando armas elementais. Uma vantagem de ser Espadachim é a grande quantidade de HP. Você pode suportar danos do inimigo com facilidade. Além disso, ao aprender a habilidade Golpe Fulminante, não há ninguém que possa derrotar o Espadachim no combate físico.
Em Ragnarök Online, o Espadachim assume a posição de 'tanque' para proteger as classes mais fracas dos ataques inimigos. O Espadachim é o personagem ideal para a posição de líder de  grupo. O Espadachim pode evoluir para Cavaleiro ou Templário em sua 2ª classe.
Após a descrição da classe você poderá fazer uso de algumas de suas habilidades. Se quiser usar as habilidades, selecione a opção 'Eu vou experimentar a classe Espadachim.'. Assim, você receberá o  Manual do Espadachim e poderá usar as seguintes habilidades:

Golpe Fulminante - Nível 1 

Provocar - Nível 1

Impacto Explosivo - Nível 1

No momento em que você recebe o Manual do Espadachim, todos os seus equipamentos são removidos, então será necessário equipá-los novamente.

Se seu HP e SP estiverem baixo, converse com Brade e selecione a opção 'Eu vou ficar um pouco mais.'. Ele restaurará suas energias sem qualquer custo.

Para usar as habilidades, pressione Alt + S e organize-as na Barra de Atalhos. Para usá-las é só pressionar a tecla correspondente. Preste atenção na quantidade de SP que cada habilidade necessita para ser usada. Se o SP estiver baixo é só falar com Brade.

NPC Swordman tem uma missão disponível. Para aceitá-la, converse com ela novamente e selecione a opção 'Missão'.

A missão consiste em caçar 2 Pickys usando a Habilidade Golpe Fulminante:



A área em que você se encontra é uma área Random, ou seja, existe outros mapas idênticos a esse e com os NPCs no mesmo lugar, a única diferença está nos inimigos encontrados. Para encontrar os inimigos Pickys, você terá que alternar entre os mapas e para isso será preciso conversar com o NPC Trainercoordenadas (103, 50):



Fale com ele e selecione qualquer uma das 2 opções: 'Eu quero mais desafios.', ou 'Eu quero monstros mais durões!'. Ao escolher uma delas, você será teleportado para um mapa com inimigos diferentes. Fale com ele até chegar ao mapa que contém os Pickys.

Ao completar a missão, fale com a NPC Swordman mais uma vez e selecione novamente a opção 'Missão'. Ela analisará o seu desempenho e lhe recompensará com o seguinte item:

Poção de Aprendiz 200 
Ao final da tarefa, fale com a NPC Nun.

[TOPO]

CAPÍTULO 11

Membro da Guilda dos Noviços 

Nun, membro da Guilda dos Noviçoscoordenadas (101, 41):



Para aprender um pouquinho sobre a classe dos Noviços, clique sobre ela e selecione a opção 'O que é um Noviço?':
Noviço é alguém que adora a Deus e se sacrifica para ajudar os outros pelos ensinamentos de Deus. Os Noviços do mundo de Ragnarök usam habilidades de apoio para deixar o combate mais simples. É essencial ter um Noviço no grupo. Essa classe pode evoluir para Sacerdote ou Monge.
No final da descrição, ela perguntará se você quer usar as habilidades de Noviço, se você quiser conhecer, basta selecionar 'Sim, por favor.'.
Você receberá o  Manual do Noviço, equipe-o usando o clique duplo e não se esqueça de equipar novamente seus equipamentos.

Manual do Noviço permitirá que você faça uso das seguintes habilidades:

Curar - Nível 1

Aumentar Agilidade - Nível 1

Bênção - Nível 1

Nun 
não lhe fornece uma missão, então, quando você desejar conhecer outras classes, é só falar com os demais NPCs.

[TOPO]

CAPÍTULO 12

Membro da Guilda dos Gatunos

Thief, membro da Guilda dos Gatunoscoordenadas (105, 41):



Fale com ele e selecione a opção 'Eu quero saber sobre os Gatunos.':
Gatunos são especialistas em usar armas de classe Adaga. Eles atacam rapidamente e fogem dos ataques de inimigos. Gatunos podem aprender habilidades que permitem que eles se escondam de seus inimigos ou roubem itens de monstros.

Na dificuldade, ou no caso de gatunos não desejarem mostrar suas identidades, eles podem usar a habilidade para se esconder no subterrâneo. Os Gatunos podem evoluir para a classes Mercenário ou Arruaceiro.
Você obterá algumas informações sobre a classe. Se quiser fazer uso de suas habilidades, responda 'Sim.', no final do diálogo para poder receber o  Manual dos Gatunos. Equipe o manual e os demais equipamentos como das outras vezes.

O manual permitira que você utilize as seguintes habilidades:

Ataque Duplo - Nível 3 

Furto - Nível 1

Esconderijo - Nível 1 
Envenenar - Nível 1

Esse NPC tem uma missão disponível para você, se quiser cumpri-la, fale com ele novamente e selecione a opção 'Eu quero saber sobre missões.'. A sua missão consiste em derrotar 5Salgueiros:



Encontre-os, derrote-os e volte a falar com o NPC. Você receberá como recompensa o seguinte item:

Asa de Mosca de Iniciante x 50 
Quando você terminar com essa classe, fale com outro NPC.

[TOPO]

CAPÍTULO 13

Membro da Guilda dos Mercadores

Merchant, membro da Guilda dos Mercadorescoordenadas (109, 41):



Clique sobre ele e selecione 'Me conte sobre os Mercadores.':
Mercadores são especialistas em fazer dinheiro. Podem comprar mercadorias  por preços baixos e vendê-las por um preço mais alto. Mercadores podem comprar itens de NPCs por um preço mais baixo que outros e podem vender novamente por um preço mais alto.

Essa classe ainda pode fazer uso de um Carrinho, onde pode ser guardado dezenas de itens.
Ao final do comentário, ele perguntará se você quer testar suas habilidades. Para aceitar basta responder 'Eu quero experimentar as habilidades do Mercador.'.

Você receberá o  Manual do Mercador e ao equipá-lo, poderá usar as seguintes habilidades:

Desconto - Nível 1 

Superfaturar - Nível 10

Identificar Item - Nível 1 

Mammonita - Nível 1

Merchant 
tem uma missão disponível para você. Para aceitá-la, converse com ele e selecione 'Me dê uma missão.'.

Nessa missão, você terá que coletar muitos itens e vendê-los, até atingir a quantia de 300zenys.

Ao completar a missão, você receberá a seguinte recompensa:

Fracon 7 
Terminando de usar as habilidades da classe Mercador, é só conversar com outro NPC.

[TOPO]

CAPÍTULO 14

Membro da Guilda dos Arqueiros

ArcherMembro da Guilda dos Arqueiroscoordenadas (113, 41):



Clique sobre ela e selecione a opção 'Me fale sobre os Arqueiros.':
Arqueiros tem habilidades especializadas e poderosas e usam Arco. Arqueiros são bons em ataques à distância e isso ajuda seus colegas de guilda. Mas Arqueiros não têm muita força corporal, então eles precisam manter distância de seus inimigos.Por outro lado, Arqueiros são atenciosos e têm ótima visão. Por isso, assim que estão prontos para atacar, podem derrotar inimigos antes mesmo que eles o vejam.

Arqueiros podem se transformar em Caçadores e Bardos se forem homens e também podem se transformar em Odaliscas se forem mulheres.
No final do diálogo ela pergunta se você quer testar suas habilidades, responda 'Eu quero testar as habilidades de Arqueiro.'. Você receberá o  Manual do Arqueiro e poderá fazer uso das seguintes habilidades:

Precisão - Nível 1 

Concentração - Nível 1 

Esse NPC não disponibiliza a missão e mesmo que você queira usar suas habilidades, será necessário conseguir um Arco Flechas.
Ao terminar com essa classe, siga para o próximo NPC.*

[TOPO]

CAPÍTULO 15

Membro da Guilda dos Magos

Mage, membro da Guilda dos Magoscoordenadas (117, 41):



Falando com Mage, selecione a opção 'Me fale sobre os Magos.':
Mago é quem pode usar truques de mágica quando precisa proteger a guilda e os amigos. Magos podem atacar os inimigos usando o fogo, a água, a terra e o vento. Entretanto, eles não podem usar armas que não sejam cajados e livros. Porque eles são muito fracos para carregar armas pesadas. Mas eles podem compensar a fraqueza com habilidades mágicas.
Mago é quem precisa estar na guilda pelo seu poder e honra. Esse é um dos motivos pelos quais Magos são populares em grupos e guildas e eles podem se transformar em Bruxo ou Sábio.
Você conhecerá um pouquinho sobre essa classe e em seguida poderá adquirir o  Manual do Mago, para isso, basta escolher a opção 'Eu quero conhece as habilidade dos Magos.'.

Com o manual equipado, você poderá fazer uso das seguintes habilidades:

Aumentar Recuperação de SP - Nível 1 

Lanças de Gelo - Nível 1 

Barreira de Fogo - Nível 1 

Lanças de Fogo - Nível 1

Existe uma missão disponível, para aceitá-la, converse com ela novamente e selecione a opção 'Me dê uma Missão.'.

A sua missão é caçar Lunáticos:



Você deverá caçá-los usando a Habilidade Lanças de Fogo.

Quando a caçada terminar, fale com ela novamente e selecione a opção 'Me dê uma Missão.'. Ela lhe premiará com o seguinte item:

Asa de Borboleta de Iniciante x 30 
Aqui termina as aulas práticas. O NPC Bruce lhe dará informações sobre as Classes Expandidas. No conteúdo dessas classes não estão contidos Manuais e nem missões, mas é muito importante que você aprenda um pouco sobre elas.

[TOPO]

CAPÍTULO 16

Classes Especiais 

Bruce é o responsável pelo tutorial das Classes Especiaiscoordenadas (121, 41):



As Classes Especiais são formadas por 4 profissões: TaeKwonNinjaSuper Aprendiz eJusticeiro. Todas essas classes são evoluções diretas da classe Aprendiz.

Para se tornar um TaeKwonNinja ou Justiceiro, é necessário que você tenha nível 10 de classe. Para se tornar um Super Aprendiz, é necessário que você tenha nível 45 de base.


- TaeKwon:
É uma classe que normalmente usa muitas habilidades com chutes que se espalhou de um país da Ásia para toda a Ásia. Um Taekwon pode se tornar um Mestre TaeKwon, que tem ataques muito mais fortes ou pode se tornar um Espiritualista, que pode receber várias almas e oferecer ajuda aos outros.

- Ninja:
Tem como especialidade os movimentos rápidos, podem usar armas gerais e também armas de arremesso, e uma arte. Além disso, é uma classe especial híbrida que pode usar diversas habilidades de esquiva com capacidade de dois ataques auxiliares, físicos e mágicos. Ninjas podem destruir inimigos usando uma adaga, uma Shuriken Huuma Frontal, armas de arremesso, demais armas e uma arte parecida com magia.

- Super Aprendiz:
O maior atrativo do aprendiz mais forte, que tem como base a atitude do aprendiz, é que ele pode aprender a maior parte das habilidades da 1ª classe. Se você se tornar um Super Aprendiz, você não pode mudar de classe, o que é muito ruim, mas há a vantagem de que você pode evoluir como um personagem bem diferente.

- Justiceiro:
Você pode mudar de classe Aprendiz para uma classe especial que é otimizada para ataques à distância usando todos os tipos de armas em Einbroch, a cidade de aço. Essa classe é recomendável para aqueles que querem se tornar poderosos atiradores.


[TOPO]

CAPÍTULO 17

Fim do Treinamento

Nosso treinamento chegou ao fim. Tudo o que você aprendeu aqui, são instruções básicas que lhe serão bastante úteis nesse começo de jornada.

Pra aprimorar seu conhecimento, tudo vai depender de seus objetivos e esforços. Convide seus amigos para jogar com você ou faça novas amizades. O trabalho em equipe favorece muito a diversão.

Procure aprender um pouco mais sobre as classes que você conheceu aqui no Campo de Treinamento, uma delas será a sua favorita.

Saiba que não existe uma classe perfeita e jamais irá existir pois todas elas tem vantagens e desvantagens. Conforme você for adquirindo experiência, você verá que cada uma das classes precisa da ajuda da outra, e isso torna a aventura mais emocionante. Pode não existir uma classe perfeita mas você pode ter um grupo perfeito, um grupo onde existam membros que saibam utilizar uma determinada classe com muita sabedoria.

Espero que todos aproveitem ao máximo essa nova fase em Ragnarök Online e desejo a todos um bom up. 



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